Formação continuada: a oferta de EaD ao efetivo do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso

Resumo

A educação à distância é um processo de aprendizagem baseado na interatividade, dinamismo e inovação que está transformando profundamente a educação como um todo. Diante da necessidade das instituições públicas de capacitar, qualificar e reciclar seu efetivo, essa modalidade de ensino tem sido eficaz ao dispor de vários cursos voltados para as competências que precisam ser desenvolvidas. O artigo tem como objetivo analisar a relevância dos cursos da rede EaD/Senasp na capacitação continuada do efetivo do CBMMT. A pesquisa é importante para responder a seguinte problemática: a rede EaD/Senasp está sendo utilizada e valorizada no processo de capacitação do efetivo do CBMMT? Assim sendo, surge a hipótese de que tais cursos colaboram com a melhoria do desempenho profissional e aumento da eficiência dos serviços prestados. Utilizou-se como metodologia uma pesquisa exploratória, sendo realizada a revisão bibliográfica acerca do assunto, coleta de dados estatísticos na Senasp e aplicação de questionários para verificar a percepção dos bombeiros militares no que diz respeito à sistemática da EaD/Senasp. Conclui-se que os referidos cursos são relevantes no provimento da capacitação dos militares do CBMMT.

Biografia do Autor

Wallenstein Maia Santana, Universidade Federal de Mato Grosso

É Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBMMT), formado no Curso de Formação de Oficiais no Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás (CBMGO 2011), Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon 2013) e Graduado em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT 2018). É Especialista Lato Sensu em Política de Segurança Pública e Direitos Humanos (UFMT 2015), Especialista Lato Sensu em Gestão Pública (IFMT 2018) e Especialista Lato Sensu em Diversidade e Educação Inclusiva no Contexto das Ciências Naturais (UFMT 2018). Atualmente, é Comandante da 8ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso.

Emerson Henrique dos Anjos Acendino, Universidade Federal de Mato Grosso

Bacharel em Administração pela Universidade Paulista (UNIP, 2014). É especialista em Gestão pública pela Universidade de Mato Grosso (UNEMAT, 2018).

Publicado
2021-07-26