The problem of increasing the efficiency of computer adaptive testing for students in higher educational establishments

Resumo

O desenvolvimento de testes adaptativos baseia-se em levar em conta as características individuais predominantes dos estudantes, ou seja, as características de estilo da atividade cognitiva, tornando possível aumentar a eficácia dos testes, torná-los mais atraentes e, finalmente, contribuir para um aprendizado mais eficaz. Neste contexto, o artigo apresenta os resultados de um estudo sobre a eficácia dos testes adaptativos de computador dos estudantes, baseado na consideração das características estilísticas de sua atividade cognitiva. Com base em informática e programação, foram desenvolvidas variações de itens de teste, as quais foram oferecidas a estudantes de graduação e pós-graduação da Herzen State Pedagogical University of Russia and ITMO University Saint-Petersburg. No decorrer do estudo, foi revelado que, como o resultado da aprovação nos testes adaptativos demonstraram uma melhora estável, a conveniência e a possibilidade de construir testes baseados na consideração das características estilísticas da atividade cognitiva dos estudantes foi comprovada experimentalmente. Da mesma forma, comprovou-se a hipótese sobre a eficácia do uso de questões do teste adaptativo em comparação com outros tipos de questões

Biografia do Autor

Irina Borisovna Gotskaya, Herzen State Pedagogical University of Russia

Doutora em Ciências Pedagógicas, Docente na Herzen State Pedagogical University of Russia (Russia, St. Petersburg) e na  ITMO University Saint Petersburg, (Russia, St. Petersburg).

Nikolai Nikolaevich Zhukov, Herzen State Pedagogical University of Russia, Russia, St. Petersburg; ITMO University Saint Petersburg, Russia, St. Petersburg

Doutor of Physical and Mathematical Sciences, Docente na Herzen State Pedagogical University of Russia (Russia, St. Petersburg) e na  ITMO University Saint Petersburg (Russia, St. Petersburg).

Ilya Borisovich Gosudarev, Herzen State Pedagogical University of Russia, Russia, St. Petersburg; ITMO University Saint Petersburg, Russia, St. Petersburg

Doutor of Pedagogical Sciences, Docente na Herzen State Pedagogical University of Russia (Russia, St. Petersburg) e na  ITMO University Saint Petersburg (Russia, St. Petersburg).

Viktoria Igorevna Snegurova, Herzen State Pedagogical University of Russia, Russia, St. Petersburg,

Doutora em Ciências Pedagógicas, Docente na Herzen State Pedagogical University of Russia (Russia, St. Petersburg).

Maxim Anatolyevich Sorochinsky, North-Eastern Federal University, Russia, Yakutsk.

Doutor of Pedagogical Sciences, Docente na North-Eastern Federal University (Russia, Yakutsk).

Publicado
2021-07-26