Revista EDaPECI https://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci <p><strong>Escopo</strong>: A <strong>Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais</strong> (EDaPECI) é um periódico quadrimestral, apoiado por organismos de ensino e pesquisa das Universidades Federais de Sergipe (UFS) e de Alagoas (UFAL). A EDaPECI tem como objetivo a divulgação científica nas temáticas apresentadas em seu título. Neste espaço, a educação é o eixo transversal para discutir, divulgar, apontar soluções ou, até mesmo, questionar assuntos relativos às modalidades de educação presencial e a distância, educação e comunicação, formação de professores, informática na educação, inclusão e interculturalismo.<br><strong>ISSN</strong>: 2176-171X</p> pt-BR revistaedapeci@gmail.com (Revista EDaPECI – Editor Gerente) suporte.revistaedapeci@gmail.com (Neverton Correia da Silva) sex, 30 jul 2021 16:00:36 -0300 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Expediente https://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/16022 Rosimeri Ferraz Sabino Copyright (c) 2021 Revista EDaPECI http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/16022 sex, 09 jul 2021 15:24:55 -0300 Editorial https://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/16110 Fábio Alves dos Santos Copyright (c) 2021 Revista EDaPECI http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/16110 ter, 27 jul 2021 16:03:46 -0300 A formação do(a) especialista em gestão pública: um relato de experiência do tutor presencial https://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/15788 <p>O tutor presencial é um ator da EaD aliado no processo de aprendizagem dos alunos, entretanto poucos estudos protagonizam sua atuação. O presente trabalho é um relato de experiência do tutor presencial (TP) do curso semi-presencial no curso de Especialização em Gestão Pública ofertada por uma instituição pública federal do sudeste do Brasil experienciada do período de maio/2017 a dezembro/2018. O objetivo foi verificar o pressuposto que o TP somente realiza tarefas meramente administrativas.<em>&nbsp;</em>Assim, foi analisado junto a 45 estudantes por meio da observação participante e pesquisa documental, quais competências são utilizadas pelo TP para o alcance institucional do curso. Os resultados, apontam que a atuação do TP articula e identifica demandas trazidas pelos alunos. Conclui-se que, a escuta, se prestativo, dominar equipamentos tecnológicos, usar linguagem sem ruídos de comunicação, foram competências essenciais do TP para a concepção do curso GP.</p> Marcos Bezerra Copyright (c) 2021 Revista EDaPECI http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/15788 seg, 26 jul 2021 14:33:29 -0300 Aprendizagem ativa colaborativa em ambiente de webconferência https://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/15682 <p>Devido à pandemia da COVID-19, o ano escolar de 2020 tem se caracterizado pelo ensino remoto online, ocorrendo em ambientes virtuais de aprendizagem e/ou em ambientes de webconferência. Considerando este cenário, o objetivo do presente trabalho é apresentar estratégias para que aulas síncronas remotas em ambientes de webconferência possam ser manejadas de modo a incentivar maior engajamento dos estudantes, na perspectiva de uma concepção de aprendizagem ativa colaborativa. As estratégias foram elaboradas a partir da análise de dados gerados pela coleta de depoimentos, aplicação de questionários com professores da educação básica e do ensino superior e registro em diário de campo do uso de três ambientes de webconferência em uma disciplina de pós-graduação, no corrente ano de pandemia. Discute-se o que muda quando não se pode educar presencialmente, com o uso de plataformas de webconferências e suas funcionalidades, bem como de diferentes ferramentas digitais que podem auxiliar o professor a estimular a participação dos alunos durante as aulas. Como resultado, são apresentadas quatro modalidades de estratégias para gestão de aulas remotas online focadas na participação ativa e colaborativa dos estudantes, as quais podem ser aproveitadas por docentes de diferentes níveis de ensino e áreas do conhecimento.</p> Raquel Salcedo Gomes, Liane Margarida Rockenback Tarouco, Patrícia Fernanda da Silva, Valter Roesler Copyright (c) 2021 Revista EDaPECI http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/15682 seg, 26 jul 2021 14:37:38 -0300 Educação corporativa e metodologias ativas: estudo de caso com design thinking em uma instituição bancaria https://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/15506 <p>Embora as metodologias ativas tenham ganhado cada vez mais adeptos e apreciadores, existem ainda poucos trabalhos empíricos publicados que tenham relação com a educação corporativa. Preenchendo este hiato, o presente estudo objetiva analisar em que medida as metodologias ativas podem contribuir com o desenvolvimento de competências na educação corporativa. Para tal, reflete os conceitos do ensino híbrido, das metodologias ativas e do design <em>thinking.</em> Apresenta uma abordagem qualitativa utilizando o estudo de caso para esclarecer ao objetivo proposto. O contexto investigado é uma instituição bancária, sendo que a amostra foi extraída por observação direta, em uma atividade sobre a estratégia das três caixas proposta por Govindarajan (2016) que tem como pano de fundo a metodologia ativa do design <em>thinking.</em> Foram identificados entre os 12 participantes momentos de reflexão e desafios para abandonar o passado e criar um futuro. Por fim, infere-se que as metodologias ativas corroboram para o protagonismo dos aprendentes e contribuem para uma aprendizagem significativa.</p> Adriana Merceslane Morais Correia , Pricila Kohls dos Santos Copyright (c) 2021 Revista EDaPECI http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/15506 seg, 26 jul 2021 14:42:05 -0300 Formação continuada: a oferta de EaD ao efetivo do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso https://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/15509 <p>A educação à distância é um processo de aprendizagem baseado na interatividade, dinamismo e inovação que está transformando profundamente a educação como um todo. Diante da necessidade das instituições públicas de capacitar, qualificar e reciclar seu efetivo, essa modalidade de ensino tem sido eficaz ao dispor de vários cursos voltados para as competências que precisam ser desenvolvidas. O artigo tem como objetivo analisar a relevância dos cursos da rede EaD/Senasp na capacitação continuada do efetivo do CBMMT. A pesquisa é importante para responder a seguinte problemática: a rede EaD/Senasp está sendo utilizada e valorizada no processo de capacitação do efetivo do CBMMT? Assim sendo, surge a hipótese de que tais cursos colaboram com a melhoria do desempenho profissional e aumento da eficiência dos serviços prestados. Utilizou-se como metodologia uma pesquisa exploratória, sendo realizada a revisão bibliográfica acerca do assunto, coleta de dados estatísticos na Senasp e aplicação de questionários para verificar a percepção dos bombeiros militares no que diz respeito à sistemática da EaD/Senasp. Conclui-se que os referidos cursos são relevantes no provimento da capacitação dos militares do CBMMT.</p> Wallenstein Maia Santana, Emerson Henrique dos Anjos Acendino Copyright (c) 2021 Revista EDaPECI http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/15509 seg, 26 jul 2021 14:44:09 -0300 Interdisciplinaridade, criatividade e inovação: um caminho potencializado pelas novas tecnologias digitais https://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/15638 <p>A sociedade atual, complexa e dinâmica, está organizada a partir de sofisticadas tecnologias que integram simultaneamente espaços e tempos. Entretanto, encontramos a escola no formato padronizado e endurecido, com alunos pouco motivados. Assim, surgiu a necessidade de desenvolver uma metodologia interdisciplinar a partir das aulas de artes, visando a aprendizagem significativa, onde o aluno utilizasse as tecnologias digitais juntamente com a criatividade e a colaboração, para que estivesse preparado para a resolução dos desafios do cotidiano. Para tal, o presente estudo optou pela pesquisa-ação e teve como participantes alunos do ensino fundamental II, do Rio de Janeiro. A abordagem de natureza qualitativa contou com pesquisa bibliográfica, exploratória preliminar e o desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma sequência didática voltada para a interdisciplinaridade. As tecnologias digitais facilitaram a&nbsp; comunicação que viabilizou o projeto ocorrido integralmente de forma virtual durante a Pandemia do COVID-19. Já o trabalho colaborativo ampliou a ação dos participantes e possibilitou o desenvolvimento da criatividade, que foi fundamental na organização do processo, criando soluções para a integração entre as disciplinas. Ao final do estudo, percebeu-se que os estudantes se mostravam mais confiantes e motivados, assumindo a responsabilidade por seus estudos e servindo de inspiração uns para os outros.</p> <p>&nbsp;</p> Patricia Chiattone Corvello, Veronica Eloi de Almeida, Alessandro Jatobá, Paulo Victor Rodrigues de Carvalho Copyright (c) 2021 Revista EDaPECI http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/15638 seg, 26 jul 2021 14:46:28 -0300 Investigating iranian English as a Foreign Language (EFL) students’ writing skills based on principal component analysis https://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/15421 <p>Identificar os componentes da redação EFL envolve uma rede intrincada de princípios e abordagens que também envolvem modelos de avaliação. Os métodos de ensino e avaliação da redação são normalmente compatíveis com os objetivos ou expectativas de cursos / programas específicos da redação. Este estudo investigou os construtos de escrita acadêmica mais importantes em estudantes de EFL iranianos com base na análise do componente principal. Para este fim, um Teste de Colocação de Oxford (OPT) foi administrado e com base em seus resultados, 60 (de 114) alunos de EFL iranianos do sexo masculino e feminino da Islamic Azad University, Broujerd Branch, Irã, foram selecionados aleatoriamente como a amostra homogênea do estudar. Além disso, 100 professores de EFL de quatro institutos de idiomas foram convidados a participar. Três instrumentos foram usados, a saber, OPT, um questionário de pesquisa e tarefas de escrita. Os dados foram analisados ​​por meio da análise de componentes principais. Os resultados revelaram que os construtos mais importantes nas habilidades de escrita dos alunos de EFL iranianos eram "modo", "avaliação" e "mecânica", respectivamente. Os resultados do estudo sugeriram implicações para a melhoria da escrita L2 de uma perspectiva prática e teórica. As descobertas, mais especificamente, podem lançar luz sobre as práticas e teorias atuais e podem ser úteis para profissionais e estudos futuros no campo da escrita em uma segunda língua.</p> Behrouz kamali, Payman rajabi, Hossein ahmadi Copyright (c) 2021 Revista EDaPECI http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/15421 seg, 26 jul 2021 14:49:51 -0300 Percepções dos estudantes do ensino médio sobre o ensino no isolamento social https://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/15628 <p>O isolamento social causado pela pandemia do coronavírus (SARS-Cov-2) modificou a rotina das escolas no Brasil e os estudantes se encontram em um ambiente completamente diferenciado. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi investigar as percepções dos estudantes sobre o Ensino no Isolamento Social (EIS), analisando quais recursos estão sendo usados e os impactos causados na aprendizagem dos estudantes de quatro escolas do interior paraibano. Por se tratar de um estudo de caso de cunho qualitativo, a pesquisa foi realizada em três etapas: aplicação de um questionário on-line; análise dos questionários; construção textual baseada na análise dos dados. Os resultados mostram que o ensino virtual está sendo um ato mitigador para os estudantes, demonstrando que as escolas não estavam preparadas para incorporar este tipo de ensino (virtual). Além disso, foi evidenciado o uso do WhatsApp como um recurso para comunicação, contudo o uso de plataformas como o Google Sala de Aula apresenta maior participação dos estudantes. Por fim, observamos que o EIS compromete o processo de construção do conhecimento.</p> Jocimario Alves Pereira, Bruno Silva Leite, João Antonio Basilio Copyright (c) 2021 Revista EDaPECI http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/15628 seg, 26 jul 2021 14:52:09 -0300 The problem of increasing the efficiency of computer adaptive testing for students in higher educational establishments https://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/15924 <p>O desenvolvimento de testes adaptativos baseia-se em levar em conta as características individuais predominantes dos estudantes, ou seja, as características de estilo da atividade cognitiva, tornando possível aumentar a eficácia dos testes, torná-los mais atraentes e, finalmente, contribuir para um aprendizado mais eficaz. Neste contexto, o artigo apresenta os resultados de um estudo sobre a eficácia dos testes adaptativos de computador dos estudantes, baseado na consideração das características estilísticas de sua atividade cognitiva. Com base em informática e programação, foram desenvolvidas variações de itens de teste, as quais foram oferecidas a estudantes de graduação e pós-graduação da Herzen State Pedagogical University of Russia and ITMO University Saint-Petersburg. No decorrer do estudo, foi revelado que, como o resultado da aprovação nos testes adaptativos demonstraram uma melhora estável, a conveniência e a possibilidade de construir testes baseados na consideração das características estilísticas da atividade cognitiva dos estudantes foi comprovada experimentalmente. Da mesma forma, comprovou-se a hipótese sobre a eficácia do uso de questões do teste adaptativo em comparação com outros tipos de questões</p> Irina Borisovna Gotskaya, Nikolai Nikolaevich Zhukov, Ilya Borisovich Gosudarev, Viktoria Igorevna Snegurova, Maxim Anatolyevich Sorochinsky Copyright (c) 2021 Revista EDaPECI http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/15924 seg, 26 jul 2021 14:54:31 -0300