Coletivos inteligentes: produção colaborativa na Camiseteria.com

  • Cibele Bastos da Costa Faculdade de Administração e Economia do Paraná
Palavras-chave: Produção colaborativa, comunicação organizacional, interatividade

Resumo

RESUMO:  O desenvolvimento da  tecnologia  tem redefinido os processos comunicativos entre os atores de  produção  e  consumo.  Este  artigo  tem  como  objetivo  analisar  a  interação  entre  os participantes de uma produção colaborativa na web. O objeto do estudo foi o blog corporativo da  Camiseteria.com,  uma  empresa  virtual  que  comercializa  camisetas  na  web  e  utiliza  o processo participativo em  rede como  ferramenta de construção coletiva no desenvolvimento de seus produtos.   Palavras-chave: produção colaborativa, comunicação organizacional, interatividade.  ABSTRACT:  The development of technology has redefined communication processes between the actors of production and consumption. The aim of  this paper is  to analyze  the interaction between  the participants of the collaborative web. The object of the study was Camiseteria.com corporate blog, a virtual company  that sells T-shirts on the web and uses participatory networking as a tool for collective construction in the development of their products.  Keywords: collaborative production, organizational communication, interactivity.  RESUMEN: El desarrollo de la tecnología ha redefinido los procesos de comunicación entre los actores de la  producción  y  del  consumo.  Este  artículo  pretende  analizar  la  interacción  entre  los participantes  de  la  red  de  colaboración.  El  objetivo  del  estudio  fue  el  blog  corporativo Camiseteria.com, una  empresa virtual que vende  camisetas  en  la web  y utiliza  las  redes de participación  como  un  instrumento  para  la  construcción  colectiva  en  el  desarrollo  de  sus productos.  Palabras claves: producción colaborativa, comunicación organizacional, interactividad.

Biografia do Autor

Cibele Bastos da Costa, Faculdade de Administração e Economia do Paraná
Docente  na  Faculdade  de  Administração  e  Economia  do  Paraná  (UNIFAE).  Mestranda  do  curso  de Comunicação  e  Linguagem  da  Universidade  Tuiuti  do  Paraná.  Consultora  em  Desenvolvimento  Pessoal  e Organizacional  de  empresas  como:  Itaipu,  Petrobras,  Copel,  Volvo,  Embraco,  Docol,  Electrolux,  Unimed, Sebrae e Federação das Indústrias do Paraná.
Publicado
2011-10-03