TV digital aberta: conflitos na implantação de uma nova mídia no Brasil

  • Patrícia Maurício Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Palavras-chave: TV digital, Modelo de negócios, Interesse público.

Resumo

Resumo: Relato de pesquisa de doutorado para  tese defendida em março de 2011 na Escola de Comunicação Social da UFRJ, sob a orientação da professora Janice Caiafa. Este  trabalho analisa  a  implantação  da  televisão  digital  no  Brasil  e  os  conflitos  políticos  travados  naquele
momento,  concluindo  que  os  interesses  das  emissoras  comerciais  prevaleceram  sobre  o interesse público.
Palavras-Chave: TV digital. Modelo de negócios.  Interesse público.
 
Abstract: Researsh report of thesis defended in March, 2011, at Escola de Comunicação Social da UFRJ, under the guidance of Professor Janice Caiafa. This thesis analyses the deployment of
digital  television in Brazil and  the political struggles at  that time, concluding  that  the interests of commercial broadcasters prevailed upon the public interest.
Key words: Digital TV. Business model. Public interest.
 
Resumen: Relato de investigación de tesis doctoral defendida en marzo de 2011 en la Escuela de  Comunicación  Social  de  la  UFRJ,  bajo  la  dirección  de  profesora  Janice  Caiafa.  Este documento  analiza  el  despliegue  de  la  televisión  digital  en  Brasil  y  los  conflictos  políticos encerrados en el momento, la conclusión es que los intereses de los radiodifusores comerciales prevalecen sobre el interés público.
Palabras clave: TV digital. El modelo de negocio. Interés público.

Biografia do Autor

Patrícia Maurício, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Professora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, mestre e doutora em Comunicação pela UFRJ. Trabalhou como  jornalista nos  jornais O Globo e O Dia, TV Bandeirantes e Rádio Jornal do Brasil AM, entre outras redações do Rio de Janeiro.
Publicado
2011-10-13