Mídia étnica em Portugal: a construção de representações identitárias na revista Afro

Rosangela Ferreira de Carvalho Borges

Resumo


Resumo: Este  relato  de  pesquisa  consiste  na  apresentação  dos  resultados  de  uma primeira  parte  da  pesquisa  de  pós-doutoramento  em  andamento  no  Departamento  de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
(Portugal),  financiada pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência,  Tecnologia  e  Ensino  Superior  de  Portugal,  que  tem  como  objetivo  identificar  e
analisar (pesquisa quali-quantitativa) quais as estratégias midiáticas utilizadas pela revista Afro  -  primeira  publicação  portuguesa  e  comercial,  etnicamente  segmentada,  dirigida  à comunidade  africana  em  Portugal  -  na  construção  de  representações  identitárias  dos negros  africanos  dos  PALOP  (Países  Africanos  de  Língua  Oficial  Portuguesa,
nomeadamente Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) e seus descendentes em Portugal.
Palavras-Chave:  Análise  de  Conteúdo;  Identidade  Étnica;  Comunidade  Africana;  Mídia Impressa.

Abstract: The present paper reports the quantitative results of an ongoing post-doctorate’s research,  fostered  by  the University  of Coimbra  and  it’s Philosophy, Communication  and Information Department based on the Faculty of Letters, with the endorsement of Fundação para  a Ciência  e  Tecnologia  do Ministério  da Ciência,  Tecnologia  e Ensino Superior  de Portugal  (Foundation  for Science and Technology and Education) having as gold  identify and analysis, under a qualitative-quantitative scope, what are  the media’s strategies used, by  the  first commercial Portuguese mass media – Afro magazine – directed  to  the African Community  in Portugal,  in  the  building-up  of  identity  representations  of  the  black  african rom  PALOP  (Portuguese  –  speaking  Countries  Angola,  Cape-Vert,  Guine-Bissau, Mozambique and St. Tome y Prince) and their descendants.
Keywords: Content Analysis; Ethnic Identity; African  Community; Press Media.

Resumen: Esta comunicación es la presentación de los resultados científicos de la primera parte de una  investigación post-doctoral en  curso en el Departamento de Filosofía de  la
Información  y  la  Comunicación,  Facultad  de  Letras  de  la  Universidad  de  Coimbra (Portugal),  financiado por FCT - Fundación para  la Ciencia y Tecnología del Ministerio de
Ciencia, Tecnología y Enseñanza Superior de Portugal, que tiene como objetivo identificar y  analizar  (cualitativo  /  cuantitativo)  que  las  estrategias  de  los medios  de  comunicación utilizados por la revista África - la publicación portugueses y comerciales destinadas étnica, dirigida a la comunidad africana en Portugal - la construcción de las representaciones de la identidad del negro africanos PALOP  (Países Africanos de Lengua Oficial Portuguesa, a
saber, Angola, Cabo Verde, Guinea-Bissau, Mozambique y Santo Tomé y Príncipe) y sus descendientes en Portugal.
Palabras Clave: Análisis  de Contenido;  Identidad Étnica; Comunidad  del África; Medios Impresos


Palavras-chave


Análise de Conteúdo; Identidade Étnica; Comunidade Africana; Mídia Impressa

Texto completo:

PDF