Acessibilidade digital em blogs: limites e possibilidades para socialização on-line de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE)

  • Sandra Portella Montardo Feevale
  • Liliana Maria Passerino Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Rosângela Bez Feevale
Palavras-chave: Inclusão Digital, Inclusão Social, Acessibilidade Digital, Blogs, Socialização on line.

Resumo

Este artigo pretende apontar a acessibilidade digital como um novo  viés para se pensar a inclusão digital. A socialização favorece a autonomia das Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) ao estimular seu desenvolvimento sócio cognitivo. Considerando o potencial de socialização on line representado pelos blogs, importa verificar a acessibilidade digital em portais/sites de publicação de blogs e nos blogs gerados por eles.

Biografia do Autor

Sandra Portella Montardo, Feevale
É doutora em Comunicação Social, Linha de Pesquisa Tecnlogias do Imaginário, no PPGCOM da PUCRS. Fez estágio de Doutorado da Université Renée Descates, Paris V, Sorbonne. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). Professora e pesquisadora do Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade (recomendado pela Capes em julho de 2007) e do Curso de Comunicação Social, no Centro Universitário Feevale.
Liliana Maria Passerino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutora em Informática na Educação pelo PGIE/UFGRS, Mestre em Ciência da Computação pelo PGCC/UFGRS, graduada em Análise de Sistema na Argentina. Pesquisadora do Centro Interdisciplina de Tecnologias na Educação CINTED/UFGRS e professora da Faculdade de Educação FACED/UFGRS. Atua na área de informática na educação especial e inclusão com pesquisas que envolvem acessibilidade, inclusão digital, desenvolvimento de ambientes digitais de aprendizagem e mediação tecnológica para o desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais.
Maria Rosângela Bez, Feevale
É acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação do Centro Universitário Feevale. Participa dos Projetos de Extensão Inclusão Digital da Terceira Idade, do Projeto Mãos à Obra, do Projeto Pescar/Artecola, todos desenvolvidos na Feevale. Leciona no Colégio Santa Catarina a disciplina de Informática. Monitora na Proinesp - curso de Capacitação à Distância de Formação de Professores na Educação Especial, na UFGRS.
Publicado
2011-12-05