Comunicação, democracia e movimentos sociais
as origens das lutas pela democratização da comunicação no Brasil (1975-1988)
Resumo
As primeiras mobilizações pela democratização da comunicação surgiram no contexto das lutas por democracia no Brasil, entre a segunda metade da década de 1970 e 1988. As demandas centrais eram o enfrentamento do Estado autoritário e do poder da mídia comercial e a defesa do direito social à comunicação, em consonância com os debates da Nova Ordem Mundial da Informação e da Comunicação (Nomic). Umbilicalmente ligada à luta por cidadania e direitos, a democratização da comunicação já se afirmava como condição necessária para a democracia, mas enfrentava obstáculos estruturais como a incidência de interesses privados no Estado brasileiro.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Authors retain the copyrights, with first publication rights granted to the magazine, and the work is simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows for the work to be shared, acknowledging its authorship and initial publication in this magazine.