O Conselho de Comunicação Social entre o Estado e a sociedade civil
Ontogênese de um instrumento para a legitimação da autocracia burguesa no setor brasileiro de comunicação social
Resumo
Este artigo debate a ontogênese, o desenvolvimento e a atualidade do Conselho de Comunicação Social. Historiciza-se a relação entre a Ditadura empresarial-militar e a consolidação de nossa moderna indústria cultural e, assim, analisa-se em que medida o reconhecimento da importância desse órgão, sua tardia instalação e a inconstância de seus trabalhos ao longo de sua história servem mais como demonstração de que sua função é legitimar o padrão autocrático burguês de dominação da comunicação social do que oferecer um instrumento de democratização das comunicações.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Authors retain the copyrights, with first publication rights granted to the magazine, and the work is simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows for the work to be shared, acknowledging its authorship and initial publication in this magazine.