Uma proposta metodológica para o estudo da imprensa a partir das mutações na problemática da análise do discurso

  • Giovandro Marcus Ferreira Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Discurso, Posicionamento Discursivo, Condições de Produção, Condições de Reconhecimento

Resumo

Neste estudo propomos uma metodologia de análise para se estudar o posicionamento discursivo da imprensa tendo como eixo às estratégias adotadas no interior e fora do suporte imprensa. Como ponto de partida, desenvolvemos uma leitura do estudo do discurso a partir dos anos 60 pelo viés da semiologia. Dividividimos este domínio em três fases: imanentista (semiologia de 1ª geração), enunciação e as condições de produção (semiologia de 2ª geração) e a busca das condições de produção e do reconhecimento (semiologia de 3ª geração).

Biografia do Autor

Giovandro Marcus Ferreira, Universidade Federal da Bahia
Professor Adjunto na Faculdade de Comunicação da UFBA e doutor em Ciências da Informação pelo Institut Français de Presse et Communication - Université de Paris II.
Publicado
2011-12-28