Não começou em Genebra, não vai terminar em Tunis: desafios a partir das organizações da sociedade civil para concretizar a sociedade da informação e do conhecimento

  • Eula Dantas Taveira Cabral Universidade Metodista de São Paulo
  • Adilson Vaz Cabral Filho Universidade Metodista de São Paulo
Palavras-chave: sociedade da informação, sociedade civil, democratização da comunicação

Resumo

Esta pesquisa mostra o impasse enfrentado pela sociedade civil em todo o mundo no campo da comunicação, relacionado com o confronto entre a via institucional - de expectativas num diálogo possível com governos e a iniciativa privada - e um das ações diretas organizadas por grupos diversos, articulados ou não, que implementam experiências de comunicação em diversas ocasiões. Através da pesquisa de documentos e de depoimentos de dirigentes de organizações da sociedade civil relacionados à temática da sociedade da informação e de representantes do governo, pretende-se mostrar o longo caminho a ser percorrido em prol de ações e formulações que possam ser compartilhadas numa só perspectiva de atuação.

Biografia do Autor

Eula Dantas Taveira Cabral, Universidade Metodista de São Paulo
Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Jornalista, Professora Universitária, Pesquisadora. Editora do informativo eletrônico "Sete Pontos".
Adilson Vaz Cabral Filho, Universidade Metodista de São Paulo
Doutor e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Publicitário, Professor Universitário, Pesquisador. Coordenador do informativo eletrônico "Sete Pontos".
Publicado
2011-12-28