Redes sociais e participação política na esfera pública

  • José Aparecido de Oliveira Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
Palavras-chave: Esfera Pública, Comunicação Política, Comunidades Virtuais

Resumo

Neste artigo aborda-se a utilização dos espaços de discussão da internet nas eleições presidenciais de 2010 no Brasil, bem como são avaliadas as possibilidades e desafios desse emergente espaço público. A análise fundamentou-se na história dos meios de comunicação, comunicação política, espaço público emarketing político. Os resultados permitem inferir que as novas tecnologias de informação (e-mails, spams, redes sociais, sites, etc.) constituem desafios para a comunicação institucional ou partidária, além de trazer novas exigências no trato coma comunicação interna e externa.

Biografia do Autor

José Aparecido de Oliveira, Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
Doutorando em Ciências da Comunicação. Jornalista e editor de periódico científico. Professor de Humanidades do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e de Filosofia da Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD), Belo Horizonte, MG.

Publicado
2012-04-11