ECONOMIA POLÍTICA E ESTUDOS CULTURAIS:DISCUSSÃO TEÓRICA E UMA PROPOSTA DE PESQUISA PARA O FUTEBOL

  • Anderson David Gomes dos Santos - Universidade Federal de Alagoas - UFAL/Brasil Universidade Federal de Alagoas (UFAL)-Brasil.
  • Irlan Simões da Cruz Santos - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/Brasil Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)-Brasil.
Palavras-chave: Economia Política da Comunicação. Estudos Culturais. Futebol.

Resumo

Dadas duas décadas de ocorrência do debate entre Nicholas Garnham e Lawrence Grossberg na Critical Studies in Mass Communication, quando são confrontadas as formulações da Economia Política da Comunicação e dos Estudos Culturais, este artigo parte do interesse de resgatar os detalhes desse debate, propondo uma abordagem que aproxima as escolas. Para isso, seguirá pelas propostas de Kellner (1997) e Bolaño (2012), por entendemos que alguns objetos de estudos necessitam se embasar em ambos eixos teórico-metodológicos, caso das investigações que tratam do futebol a partir do perfil do torcedor, em mudança com as novas arenas.

Biografia do Autor

Anderson David Gomes dos Santos - Universidade Federal de Alagoas - UFAL/Brasil, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)-Brasil.

 

 

Publicado
2016-01-29