O SUCESSO DOS CINEMAS MENORES: BAIXO ORÇAMENTO E ALTERNATIVAS CINEMATOGRÁFICAS NO BRASIL E NA GALIZA

  • Karine Ruy – Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS/Brasil Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/Brasil)
  • Marta Pérez Pereiro – Universidade de Santiago de Compostela – USC/Espanha Universidade de Santiago de Compostela (USC/Espanha).
  • Silvia Roca Baamonde Universidade de Santiago de Compostela – USC/Espanha Universidade de Santiago de Compostela (USC/Espanha)
Palavras-chave: Cinema. Baixo orçamento. Brasil. Galiza. Festivais de cinema.

Resumo

Este artigo explora a existência, cada vez mais destacada, de um cinema que opera nas margens do sistema comercial e que, apesar de contar com recursos limitados, tanto econômicos quanto técnicos, apresenta uma visibilidade notável no circuito de festivais internacionais. Ainda que o cinema de baixo orçamento do Brasil e a pequena produção da Galiza, nação europeia sem Estado, não pareçam ser realidades comparáveis, compartilham os traços do que definimos, a partir de Deleuze e Guattari, como um “cinema menor”, feito com equipes enxutas, baixo ou nenhum orçamento, financiados por políticas de incentivos e com um sistema de distribuição próximo ao amador.

Biografia do Autor

Karine Ruy – Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS/Brasil, Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/Brasil)

Jornalista. Mestre em Comunicação Social pela PUC- -RS e doutoranda do mesmo programa.

 

Marta Pérez Pereiro – Universidade de Santiago de Compostela – USC/Espanha, Universidade de Santiago de Compostela (USC/Espanha).

Professora Doutora da Faculdade de Ciências da Co- municação da Universidade de Santiago de Compos- tela (USC). Membro do Grupo de Estudos Audiovisu- ais da USC.

Silvia Roca Baamonde Universidade de Santiago de Compostela – USC/Espanha, Universidade de Santiago de Compostela (USC/Espanha)

Doutoranda em Comunicação e Informação Contem- porâneas na Universidade de Santiago de Composte- la (USC) e membro do Grupo de Estudos Audiovisuais da USC.

Publicado
2016-05-25