Comunicação, cultura e sociedade digital no Brasil

  • Doris Fagundes Haussen ontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: comunicação, cultura, sociedade digital, Brasil

Resumo

Resumo: A globalização da economia e a evolução tecnológica têm provocado significativas alterações na sociedade. As fronteiras geográficas são atravessadas por referentes virtuais que incidem diretamente sobre a comunicação e a cultura. Este artigo propõe-se, assim, a analisar o fenômeno, procurando identificar a sua influência sobre a sociedade brasileira, sua cultura e identidade. Estuda, também, a inserção do país na sociedade digital.

Palavras-chave: comunicação; cultura; sociedade digital; Brasil.

Abstract: Both the economic globalization and technological evolution have caused very profound changes in society. Geographical borders are being crossed by virtual content that impact directly communication and culture. This article has the purpose of analyzing this phenomenon, aiming to identify its influence on the Brazilian society, its culture and identity. It wishes as well to study the Brazilian insertion in the digital society.

Keywords: communications; culture; digital society; Brazil.

Resumen: La globalización de la economia y la evolución tecnológica han provocado profundas alteraciones en la sociedad. Las fronteras geográficas son atravesadas por referentes virtuales que inciden directamente sobre la comunicación y la cultura. El artículo se propone a analisar el fenômeno buscando identificar su influencia sobre la sociedad brasileña, su cultura e identidad. Reflete, también, sobre la inserción del país en la sociedad digital.

Palabras-clave: comunicación; cultura, sociedad digital, Brasil.

Biografia do Autor

Doris Fagundes Haussen, ontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Profª. Drª. do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pesquisadora do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Publicado
2011-08-29