Educação Superior a Distância, Tecnologias de Informação e Comunicação e Inclusão Social no Brasil

  • José Matias Pereira Universidade de Brasília
Palavras-chave: educação a distância, políticas públicas, tecnologias de informação e comunicação, inclusão social, Brasil

Resumo

Resumo

Observa-se que as mudanças de paradigmas  no campo das tecnologias de informação e comunicação  (TICs)  estão impactando na atualidade de forma intensa na sociedade mundial, em particular na geração de novas possibilidades na definição de políticas públicas de educação a distância (EaD). Diante deste cenário temos como objetivo principal neste artigo analisar as limitações e as possibilidades da  educação superior a distância, apoiada na  utilização intensiva das tecnologias de informação e comunicação (TICs), com vista a avaliar se está contribuindo para elevar o nível de  inclusão social no Brasil. Procuramos aprofundar a discussão sobre os aspectos mais sensíveis e a validade da  utilização do ensino superior a distância, apoiado pelas TICs, num país de perfil continental e marcado pela diversidade, num contexto onde a aprendizagem continuada passou a fazer parte na vida das pessoas. Concluímos que a ampliação das ações do Estado brasileiro, em termos de estímulos governamentais e de desenvolvimento de pesquisas, exige medidas criativas e inovadoras no campo das políticas públicas de educação superior, com ênfase em recursos humanos, infra-estrutura e investimentos em novas tecnologias de informação e comunicação, para dessa forma, viabilizar uma crescente inclusão social no país.  
 
Palavras-chave: educação a distância; políticas públicas;  tecnologias de informação e comunicação; inclusão social; Brasil.
 
Abstract

It is observed that the changes of paradigms in the field of  information  and
communication technologies  (ICTs)  are impacting today so intense in the international community, particularly the generation of new possibilities in the definition of public policies for distance learning (DL). Against this background we have as main objective in this article examine the limits and possibilities of distance education, supported by intensive The use of  ICTs  in order to determine if it is helping raise the level of social inclusion Brazil. We seek to further discuss the most critical aspects and validity of the use of distance education supported by ICTs in a country of continental profile and marked by diversity in an environment where continuous learning has become part of people's lives. We conclude that further actions of the Brazilian state in terms of government encouragement and development of research, needs creative and innovative in the field of public higher education, with emphasis on human resources, infrastructure and investments in new information and communication technologies, to thereby enable an ncreasing social inclusion in the country.

Keywords: distance education, public policy,  information  and  communication technologies, social inclusion, Brazil
 
Resumen
 
Se observa que los cambios de paradigmas en el campo de las  tecnologías  de la información y comunicación están afectando hoy en día tan intenso en la comunidad internacional, especialmente la generación de nuevas posibilidades en la definición de políticas públicas  para la enseñanza a distancia (DL). En este contexto, tenemos como principal objetivo en este artículo analizar los límites y posibilidades de educación a distancia, apoyado por el uso intensivo de las tecnologías de la información y comunicación (TICs) a  fin de eterminar si está ayudando a elevar el nivel de inclusión social Brasil. Buscamos para discutir a fondo los aspectos más críticos y la validez de la utilización de la educación a distancia apoyada por las TICs en un país de perfil ontinental, caracterizado por la diversidad en un entorno en parte en la que se ha convertido en el aprendizaje continuo de la vida de las personas. Concluimos que las nuevas medidas del Estado brasileño en términos de apoyo del Gobierno y el desarrollo de la investigación, las necesidades creativas e innovadoras en el ámbito de la educación superior pública, con énfasis en recursos humanos, infraestructura e inversiones en nuevas tecnologías la información y comunicación, para permitir así a la inclusión social cada vez mayor en el
país.
 
Palabras clave: educación a distancia; políticas públicas;  tecnologías de la información y comunicación; inclusión social, Brasil 

Biografia do Autor

José Matias Pereira, Universidade de Brasília
Professor-pesquisador associado do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de
Brasília. Doutor em Ciência Política pela Universidade Complutense de Madri – Espanha, e Pós-doutor em
Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP).
Publicado
2011-10-03