Discurso e mídia: uma análise da representação de Lula nas capas da revista Veja

  • Luciano Taveira de Azevedo

Resumo

Resumo: Neste artigo, analisamos o discurso produzido sobre Luiz Inácio Lula da Silva nas
capas da revista Veja mobilizando dispositivos da Análise de Discurso francesa. A partir do
escopo teórico disponível em Pêcheux, Orlandi e Ferreira, problematizamos a questão das
representações que o periódico semanal Veja faz de Lula. Desse modo, procuramos, durante a
análise do corpus, dar à capa de revista um estatuto discursivo ao deslocá-la de um processo
de interpretação que entende os sentidos do texto como transparentes a si mesmos para um
processo que os aborda em sua opacidade. Ao mobilizar noções como condições de produção,
interdiscurso e formações discursivas, colocamos em movimento um gesto de leitura daquelas
capas da revista Veja que permitiram percorrer os efeitos de sentido que engendraram
diferentes representações de Lula.
Palavras-chave: Mídia; Discurso; Memória; Representação.

Publicado
2022-10-01