Notícias

  • Chamadas para 2020 | Call for papers 2020

    2020-01-07
    Volume 33 jan-jun de 2020 Organizadores: Conselho editorial internacional.  Dossiê: métodos de ensino de língua portuguesa e literatura brasileira Este dossiê aceita artigos que tragam debates teórico-metodológicos sobre os desafios do ensino de leitura do texto literário e de leitura e produção de textos na disciplina Português do Ensino Fundamental, seguidos de uma prática de intervenção. Espamos uma proposta com resultados que mudem a dinâmica de ensino e apresente métodos atuais multimodais e conectados  com a inovações conquistadas com o uso das novas tecnologias. Reuniremos trabalhos desenvolvidos no PROFLETRAS que são voltados para renovação de propostas metodológicas do ensino de Português e suas lieraturas nas educação básica. Período: de 15 de janeiro a 15 de fevereiro. _____________________________________ Volume 34 jul-dez de 2020. 
    Organizadores: Conselho editorial internacional.  Dossiê: Confluências da Literatura afro-brasileira Este dossiê aceita artigos sobre conceitos e obras que façam parte da história da literatura afro-brasileira com destaque para abordagens teóricas contemporâneas engajadas com a relevância deste debate para a ampliação do cânone literário no Brasil. Período: de 16 de fevereiro 15 de março de 2020. Saiba mais sobre Chamadas para 2020 | Call for papers 2020
  • Chamadas para publicação: Chamadas para 2019 | Call for papers 2019

    2019-05-15

    Interdisciplinar - Revista de estudos em língua e literatura (ISSN 1980-8879)

    Volume 32 -  jul./dez. 2019

    Organizadoras:
    Profa. Dra. Anélia Pietrani (UFRJ) e Profa. Dra. Lucia Zolin (UEM)

    Volume temático: Escritas de resistência: literatura de autoria feminina

    Os estudos feministas e a crítica literária feminista têm ampliado o debate acerca do resgate de escritoras silenciadas pela história literária. No caso do Brasil, muitas autoras passaram a ganhar reconhecimento após a revisão de suas obras como Maria Firmina dos Reis, Nísia Floresta, Júlia Lopes de Almeida, Alina Paim, entre tantas outras. Esse processo de ampliação dos estudos acerca da autoria feminina também se faz presente na América Latina e nos países africanos. Dessa forma, abrindo espaço para estudos acerca da resistência das escritoras de diferentes nacionalidades, este volume temático aceita artigos sobre a produção de autoria feminina a partir da crítica literária feminista como as de Judith Butler, Gayatri Spivak, H eloísa Buarque de Hollanda, Elódia Xavier, Constância Lima Duarte, Rita Terezinha Schmidt, entre tantas outras.  Os estudos podem promover o debate tanto sobre questões estéticas como enfocar nas estratégias de resistência que cada autora usou para questionar seu contexto histórico de opressão e exclusão, construindo um imaginário literário condizente com a luta de sua época. Damos prioridades às abordagens literárias interdisciplinares pautadas pelos estudos de gênero e por mudança de paradigmas de recepção.


    Prazo final para recebimento de artigos: 30/07/2019.

    Faça seu cadastro no sistema da revista e poste seu texto conforme as normas da revista.


    Volume 31 -  jan./jun. 2019
    Dossiê: Ensino de leitura por abordagens híbridas 

    O ensino de leitura literária tem agregado o debate sobre abordagens multimodais como estratégia de recepção de obras literárias, aproximando os leitores das novas tecnologias. Assim, o uso de novas ferramentas digitais para o ensino de leitura e leitura literária tem ganhado adeptos das práticas pedagógicas contemporâneas voltadas para a formação de um leitor crítico. Diante desse contexto, aceitamos artigos que debatam propostas  de ensino de leitura pelas diferentes interfaces dos estudos dos multiletramentos, ou que proponham abordagens pedagógicas inclusivas para o ensino de leitura em diferentes contextos sociais , ou priorizem a produção de material didático sobre ensino de leitura tanto a estética como a cultural.
    Os artigos da Seção Livre devem contemplar a diversidade de abordagens teóricas e críticas das pesquisas interdisciplinares das áreas: Letras, Interdisciplinar, Educação e áreas afins.

    Prazo final para recebimento de artigos: 30/05/2019.

    Faça seu cadastro no sistema da revista e poste seu texto conforme as normas da revista.

    Saiba mais sobre Chamadas para publicação: Chamadas para 2019 | Call for papers 2019